Aula M7 e o canto da sereia me pegou

É... o canto da sereia falou mais alto com a gentileza da professora Sandra Bernardo em contribuir com a minha pesquisa. E acho que vou mesmo pelas metáforas e metonímias, para dar um embasamento mais interessante à pesquisa. E vamos que vamos, né?

A aula com M7, sempre muito agradável, assinalou duas coisas beeem interessantes: a primeira é que o Skype não pegava de JEITO NENHUM. Daí tivemos de realizar a aula pelo whatsapp.

Questionando-me sobre a aprendizagem ubíqua , percebi o caótico de minha ula hoje: como nos coloca Santaella, a aprendizagem ubíqua corresponde a

Processos de aprendizagem abertos significam processos espontâneos,
assistemáticos e mesmo caóticos, atualizados ao sabor das
circunstâncias e de curiosidades contingentes e que são possíveis
porque o acesso à informação é livre e contínuo, a qualquer hora do
dia e da noite. Por meio dos dispositivos móveis, à continuidade do
tempo se soma a continuidade do espaço: a informação é acessível
de qualquer lugar. É para essa direção que aponta a evolução dos
dispositivos móveis, atestada pelos celulares multifuncionais de última
geração, a saber: tornar absolutamente ubíquos e pervasivos o
acesso à informação, a comunicação e a aquisição de conhecimento
(SANTAELLA, 2012, p. 3).

O whatsapp , hoje, tornou-se suporte ao acontecimento da aula. Nada mais caótico do que transformar o chat em quadro negro, o som compensando a falta de imagem nas limitações "zapianas". Nada mais ubiquo do que hoje :)


Comentários